top of page

Curiosidades sobre a montanha-russa mais rápida da Disney

  • Foto do escritor: Carolina Sant'Anna
    Carolina Sant'Anna
  • 4 de abr. de 2023
  • 4 min de leitura

Atualizado: 25 de mar. de 2024

Hoje inaugura a mais nova montanha-russa da Disney e vamos abordar aqui algumas curiosidades sobre ela!

ree

A Tron Lightcycle Run abre oficialmente hoje no Magic Kingdom, o parque mais visitado do mundo com +/- 20 milhões de visitantes por ano, e vai ser a mais rápida de todo o complexo Disney.

Inicialmente, essa atração era esperada para a comemoração dos 50 anos do parque, mas a pandemia deu uma atrapalhada no andamento da construção e acabou ficando para agora.


Ela foi fabricada pela Vekoma, uma das grandes fabricantes desse tipo de atração no mundo, que surgiu em 1926 e já fabricou cerca de 400 montanhas-russas. Eles têm um amplo catálogo e bom relacionamento com a Disney, criando as principais atrações dos parques do complexo.


Como essa não é a única “Tron” do mundo, dá para sabermos um pouco sobre como ela é antes da inauguração. Em 2016 foi inaugurada na Disney da China a Tron Lightcycle Power Run, também na área de Tomorrowland, trazendo um conceito super inovador para a land que trata sobre futuro mas ainda tem uma carinha futurista do passado. Diferente da versão de Shanghai, em Orlando resolveram simplificar o nome e tiraram o “power” para ficar só “Tron Lightcycle Run”, mas ela vai ser praticamente a mesma coisa da irmã que estreou há 7 anos, com algumas pequenas mudanças na área de entrada e de patrocinador (na China ela é patrocinada pela Chevrolet, enquanto em Orlando é pela Enterprise, locadora de carros), fora isso, o projeto é basicamente o mesmo.

Como falei acima, ela vai ser a mais rápida da Disney, atingindo 96km/h já no lançamento; a segunda mais rápida é a Rock’n’roller Coaster, no Hollywood Studios, ou a dos Vingadores, na Disney de Paris, que vão a 92km/h. Ela tem 966m de trilho, sendo 210m na parte de fora e 756m internos, 23m de altura e até 7 trens operam com capacidade de 14 pessoas. Essa última informação dá a entender que a fila dela pode andar relativamente rápido se os 7 trens funcionarem ao mesmo tempo.


Muitas pessoas acham que a montanha-russa do Hagrid, no Universal Islands of Adventure, é a primeira “motocoaster” de Orlando, mas na realidade é a Tron! Isso porque ela realmente simula uma moto, deixando o visitante sentado inclinado para a frente, com uma trava nas costas (semelhante à atração do Avatar no Animal Kingdom, a Flight of Passage). Já a do Hagrid é uma montanha-russa com assentos normais e temática de moto, tanto que a trava vem pela frente e fica no colo.

Dos 7 trens que existem na Tron, dois deles têm vagões especiais onde as pessoas podem ir na posição normal para poder aproveitar a atração mesmo que tenham alguma dificuldade de locomoção ou de encaixe no assento da moto.

ree

Falando sobre o tema dela, tudo se conecta muito bem, com o neon e o visual futurista como nos filmes. Quando o trem entra na estação, muda de cor, conforme vai sair, muda também, quando é lançado, passa pelo teto externo que fica todo iluminado mudando de cor também. Se você assistiu o filme, é como se tivesse realmente apostando uma corrida dentro do grid do Tron, com a iluminação e os efeitos sonoros. Como não tem dois trilhos, essa batalha é simulada com telões e espelhos para parecer que tem outra moto passando ao seu lado, e quando o trem passa por eles, a cor no reflexo é diferente da que você está, dando mesmo essa impressão de ter outra moto.

ree

Uma curiosidade sobre a construção desse tipo de atração é que primeiro eles constroem todos os trilhos, todo o equipamento necessário e só depois constroem a estrutura que vai esconder tudo. Como há uma parte interna e outra externa, os trilhos que ficam na parte interna são pretos, para não contrastarem no ambiente escuro só com neons, enquanto os trilhos da parte externa são brancos e se destacam com as luzes quando a “moto” passa, causando um efeito incrível para o público ali embaixo. A cobertura linda que vemos de fora serve também para esconder o “galpão” onde se passa a parte escura da montanha-russa.

ree

A última curiosidade aqui, que eu acho uma das mais legais, é que justamente onde estavam construindo a Tron passava o trenzinho que circula todo o Magic Kingdom. Se você nunca andou nele, é super legal também para dar uma descansada e se deslocar de uma parte à outra do parque. Ele é uma locomotiva clássica, como nas histórias que tem trenzinhos, e destoa completamente da temática modernosa de Tron, então não fazia muito sentido os visitantes indo para uma montanha-russa futurista verem uma “Maria-Fumaça” passando. Então alteraram o percurso do trem, passando agora por dentro de um túnel próximo à essa land.

ree

Como todas as atrações que a Disney tem lançado recentemente, essa vai funcionar com um esquema de fila virtual e Lightning Lanes Individuais, não sabemos se mais para a frente terá fila normal como aconteceu com a Rise of the Resistance. Mas a gente sempre fica de olho na atualizações para informar nossos viajantes e organizar os melhores roteiros.


E claro, quem viaja com nossa Assessoria Mágica nem precisa se preocupar com nada disso, porque a gente cuida dos agendamentos das filas e diz a hora certinha que você pode ir em cada atração. Quer entender melhor? Confere nesse post.

 
 
 

Comentários


©2024 by Easygoing Tour  •  CNPJ: 26.170.386/0001-73  •  (21)9-9753-2138

bottom of page